sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Como aparar a asa da calopsita

          Ensinamos nesta postagem a aparar a asa perfeitamente sem sangrar ou sem dar sezão nas penas da asa 

        
          Aparar as penas das asas deve ser feito principalmente para a própria segurança da ave. É aconselhável que as penas de vôo sejam aparadas para evitar sua fuga e posterior sofrimento da ave e do criador. O corte das penas não causa dor, embora as aves não gostem muito. Aparando as penas das asas, a aves poderão voar de um lugar ao outro em vôos curtos sem o perigo de se machucarem ou escaparem.
O fato de não poder voar torna a Calopsita mais dependente de nossa ajuda e isso facilita muito o processo de amansar a ave. Para impedir que o pássaro voe é preciso cortar somente algumas penas de vôo. Essa medida vai permitir que a Calopsita tenha mais liberdade fora da gaiola, sem que você se preocupe com uma possível fuga. Outra vantagem é que impede que a ave se machuque chocando-se contra paredes e janelas.
Lembre-se sempre que para ela , o ato de voar será sua lição principal! Sendo assim, aparar as asas logo no início dos ensinamentos abranda este instinto. Quero salientar que esta é apenas uma necessidade inicial, após ter conseguido seus objetivos com ela, nada impede que você deixe as asas crescerem para que ela voe normalmente.
Caso você não se sinta a vontade para aparar as asas , leve sua ave a um veterinário.
Aparando as penas das asas de sua calopsita mansa:
Deve-se cortar apenas as penas de vôo como na ilustração acima. Você deve cortar as penas de numero 3 até 10 como na foto, a de número 1 e 2 não corte. Ao podar as asas, deve-se prestar atenção em novas penas que estão nascendo, elas ainda tem uma cobertura primária (camada de queratina) e por isso são diferentes. Tome cuidado para não cortá-las, pois elas irão sangrar. Se ocorrer sangramento em uma pena nova, deve-se arrancá-la totalmente com uma pinça, apertando a pena perto da pele e puxando-a, ou mesmo com a mão. Apare 8 penas de vôo, começando pela ponta da asa lembrando de pular a primeira e a segunda. Elas só crescerão novamente na próxima muda, ou seja, após cerca de um ano. Deve-se cortar as penas das duas asas para uma maior segurança.
Após o corte deverá ficar assim:
Aparar as asas de uma calopsita não é muito difícil, mas exige uma mão firme e conhecimento das penas que devem ser cortadas. Se o pássaro estiver muito estressado , respirando de boca aberta, se debatendo, pare imediatamente. Deixe o pássaro relaxar e leve a sua ave a um veterinário ou profissional para cuidar do trabalho com menos estresse.

Um comentário:

  1. Olha gente vou deixar avisado que cortar a asa de um papagaio e a mesma coisa de cortar de uma calopsita só muda o tamanha das penas e da asa

    ResponderExcluir